terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Velhinhos


Hoje quero falar sobre envelhecer! Tentei pesquisar na net sobre o envelhecimento mas apenas me apareceram problemáticas superfulas. Li sobre como superar a decadência fisica (os cabelos brancos, as rugas, o aumento do peso, as maminhas descaídas, etc..) e também sobre problemas burocraticos (como viver com a reforma, como escrever testamentos, a quem deixar as heranças, etc, etc..), mas não li nada sobre como "saber envelhecer" ou "ajuda psicologica à 3º idade"... nao se fala sobre emoção, nem sentimentos, nem medos dos idodos, não será isto injustiça ou egoísmo?? Estou preocupada!!

Ontem jantei com as minhas avós, duas pessoas que eu amo e admiro profundamente! Vejo como são fortes e enfrentam qualquer problema que apareça com a cabeça erguida e com um sorriso se for preciso!! As gerações anteriores criavam pessoas mais fortes e mais humanas, o que já não acontece hoje! Hoje em dia raras são as pessoas que nao correm aos psicologos com um simples problema conjugal, que vão para os hospitais com um ataque de ansiedade provocado pelo stress do trabalho; as mulheres que têm todos os métodos contraceptivos e mesmo assim têm filhos que vêm muitas vezes ao mundo condenados a uma vida de dificuldades, etc...!

Hoje em dia só se fala nos problemas psicológicos, sociais e escolares dos jovens e adolescentes; na psicologia infantil; nas terapias de casais ou familiares; todos nós estamos prevenidos para qualquer minimo problema que tenhamos porque logo será amparado e resolvido!! Todos estudam os nossos medos, anseios, planeiam o nosso futuro e todos nos querem ajudar e viver a nossa vida!! Eu aceito que nos queiram educar para a vida e que nos queiram muito bem, mas não será que andam todos demasiado obcecados com os jovens que se esquecem que ha faixas etárias que precisam de muito mais apoio, atenção e ajuda?!

Eu sei que aprendo com os meus erros e que se errar tenho a vida toda pela frente...
Mas sei que as minhas avós e muitos idosos deste mundo já não têm assim tanto tempo como eu tenho e, talvez mais do que eu, precisam e merecem carinho, compreensão, ajuda, atenção... Eles não tiveram a ajuda e muitas facilidades na vida que nós sempre tivemos (não havia psicologos para os ouvir, não havia meios de curar as doenças como hoje, não havia métodos contraceptivos, não havia anestesias epidorais, nem bimbis, nem voos low cost, nem telemóveis, etc etc..)
É meu prazer e dever reconhecer que não foi por isso que deixaram de lutar pela vida e pela felicidade! Nunca falharam como mães ou avós, sempre resolveram sozinhas os seus problemas interiores e angustias, tiveram filhos a sangue frio, foram boas mulheres, cozinheiras, donas de casa, trabalhadoras.... Não tinham o que nós temos hoje e eram muito melhores, produziam mais e eram mais felizes!! Parabens a todas as avós!

Não fugindo ao relevante, o que eu queria era chamar à atenção para estas pessoas a quem "nós" chamamos velhos... Foram pessoas muito mais duras e valentes e já viveram 3vezes mais do que nós (imaginem a sabedoria que não têm!!) Vamos apelar para que se dê mais apoio a eles (aos que nos educaram e os que educaram os nossos pais!!) Vamos apelar para que se pense na psicologia da 3ª idade, que os prepare para o curto futuro que têm de maneira a aproveitarem da melhor maneira e enfrentarem e aceitarem o fim o melhor possivel!!! Um dia eles, seremos nós!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho delicioso este teu post em particular, ainda mais que a uns dias vi uma peça sobre as falsas chamadas ao ENEM, de pessoas alegadamente doentes. E que no fundo eram apenas carentes. Uma em particular apenas queria companhia para adormecer.

A questão que levanto é, esses idosos que foram outra ora, pais e tios de pessoas presentes, que tiveram uma familia tradicional, estam sozinhos.

Como será dentro de 40 ou 50 anos, quando a nossa geração for da idade de um avô?

Aqui está algo em que as pessoas que vivem em relaçoes instantaneas, não pensam.
Eu sou contra a maneira como se formam as familias, em que há o meu, o teu e o nosso.
O sentimento de familia dilui-se, pois na familia há dois membros, o pai e a mae, a partir do momento em que um falta, ninguem o subestitui. Esta presença de um dos pais ser postiço, é origem de alguns conflito familiares. Entao se o pai ou mae postiço muda a cada seis meses...

Pois as unicas pessoas que tem o "dever" de ajudar os idosos, são os próprios familiares, "dever" num sentido não obrigatório mas de sentimento, pode ser polémico, mas eu acho que uma familia é uma relação em que os pais dão aos filhos em pequenos, acompanham no desenvolvimento, e na altura em que os pais precisarem sao os filhos os primeiros a dar auxilio.
Se os filhos nunca sentiram o carinho e presença dos pais, como podem os pais esperar algo deles, há que investir para receber.
Certo é que há filhos muito ingratos, eu sei e conheço alguns

Um outro aspecto do modo de vida actual é o dos pais tardeos, como se pode esperar de um jovem na casa dos vinte, fique em casa a auxiliar os pais de 60 ou 70 anos.
E depois há aquele tipo de pessoas que nunca constituiram familia.

Isto são aspecto que ao longo da historia os pais tiveram sempre presentes, ter filho para os alimentarem no futuro, velhice

É claro que terei todo o prazer em caso queiras falar melhor sobre estes aspectos, sei ainda que falei de temas que saem do teu post. E não comentei a total ausencia de apoio social aos idosos por parte dos orgãos administrativos. Mas acho que num pais onde +7M de habitantes vivem as custas do Estado, este não chega a todo o lado, e quem manda é insensivel , senão seria sensivel ao alto preço dos medicamentos e alimentacao basica para os idosos.

E claro minha querida, nao posso deixar de querer saber, como estão as tuas avós?

Beijinho
Carolina