domingo, 28 de dezembro de 2008

chocolate soul

Tal como na escrita existe uma verdade literal e uma verdade poética, também existe no ser humano uma anatomia literal e uma anatomia poética. Uma pode ser vista, a outra não. Uma é feita de ossos, dentes e carne, a outra é feita de energia, memória, fé. Mas ambas são igualmente verdadeiras.

To crave for hapiness in this world is simply to be possessed by a spirit of revolt.

oh oh oh

Happy Christmas time!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

my butterflys


one day i'll fly far far far away...... with you!!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

"puppy man" is not a "puppy dog"

Houve em tempos um cachorrinho bebe, lindo, puro, inocente... de vez em quando dava umas dentadinhas mas como pequenino que era e sem más intenções, não magoava... eram umas dentadinhas provocadoras, estimulantes na brincadeira cão-dono! O nosso tempo era muito bem passado, divertido, eu tinha muitos planos para nós e muitas brincadeiras em mente!!


Porque é que se decide ter um animal?



  • gostamos de animais;


  • temos amor para dar e talvez também estejamos um pouco carentes;


  • sabemos que ele nos vai ouvir, compreender e não nos vai julgar nem magoar!

Quando o tempo de convivência vai passando e o animal cresce as coisas ficam um bocadinho menos apaixonantes, temos de limpar a porcaria que ele faz constantemente, começa a roer tudo e só destrói, nada produz! Queremos cumprir as tarefas todas do nosso dia-a-dia mas ele está sempre a exigir a nossa atenção e acabamos por ter que dedicar tempo de mais a ele!! Alguns quando crescem, por vezes tornam-se mimados, adquirem o habito de rosnar às pessoas desconhecidas, por vezes até às conhecidas, deixam pêlo por tudo o que é lado e estragam os nossos objectos preferidos. Como gostamos muito deles, nunca ponderamos abandonar um cão rosnento e desobediente!! Mas por vezes há animais que nos surpreendem e que nos magoam, nos mordem num acto violento e sangrento. Pensamos: com tanto que faço por este animal ele ainda faz isto comigo???


Não podemos julgar um animal, não nos podemos esquecer que um animal não tem a inteligência que nós temos, nem capacidade emotiva para assimilar e sentir certas coisas, e às vezes é assim poque apanha ou desenvolve certas doenças que o tornam agressivo e mau. De qualquer maneira podemos sempre tratá-lo, educá-lo melhor ou dá-lo a outra pessoa que o consiga tratar melhor, embora isso nos possa fazer sofrer, porque criámos uma ligação especial com aquele animal.


Mas o pior de tudo é quando esse cão é o nosso namorado, quando confundimos a palavra cão com animal... o nosso namorado não é um cão embora a história seja igual a esta, o meu namorado é um animal!! Por isso não há a desculpa da parte final!!


É estranho, é humilhante mas por outro lado qualquer que não sei bem qual até é aliviante quando nos deparamos com essa realidade!! Um humano que precisa de trela, que só come ração, que as únicas manifestações que têm são instintos carnais, ou com as cadelas novas da vizinha ou o dia todo a roçar na nossa perna!!! Rafeiros destes ninguèm quer!!!


Moral da história: se estamos carentes nunca devemos acreditar num homem que aparece que parece bom demais para ser verdade!! Nunca confundir um homem com um cachorrinho!! O melhor a fazer: comprar um cachorrinho em vez de andar com o homem errado!

sábado, 22 de novembro de 2008

Damn you art...

Your pulsating rhythm, your shape and form
the plasmatic coherent that converge on inanimate
objects making them something different, like the light
catching spots as a shutter clicks or the pose of a
single syllable appears on a clear white sheet of paper.
Art entranced me, seduced me and made me want to dance
that forbidden dance that only few understand.
Hopefully one day I'll find someone with the same
intensity for the love of art and impassioned, we will be
as life imitates art and art imitates life and no distinction
is made between the two.
Oh why couldn't I be a pencil pusher
checking facts and dealing with
numbers in
a fun less unemotional setting for I no longer sleep.
Art calls me with a thought or image that must
be produced or become forever lost in the achieves
of memories.
I'll be the snake and art will be the charmer
until my last dog days are spent and art is what's
left behind so others would become completed
by its power.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

o jardim encantado



Perto de Melbourne, na Austrália, numa pequena cidade chamada Marysville, existe um jardim original constituído por uma grande mancha de floresta tropical. O que o torna peculiar é não só o facto de se situar dentro de uma área urbana mas sobretudo a enorme quantidade de esculturas que se encontram disseminadas por todo o lado. Ao todo são mais de uma centena de figuras de terracota com formas de crianças, duendes, sereias, animais fantásticos e outros seres fabulosos que parecem saídos de um conto de fadas e que se fundem com o ambiente como se ali fosse a sua casa.
O autor dessas esculturas e também proprietário do jardim é Bruno Torfs, um artista sul-americano que se radicou na Austrália há alguns anos e aí encontrou terreno apropriado para concretizar este seu projecto. Começou com quinze esculturas ao ar livre e um pavilhão onde exibia mais algumas obras suas, tais como desenhos e pinturas. Porém, depressa se apercebeu das potencialidades da escultura e é nela que tem concentrado o seu trabalho.
Actualmente o jardim da escultura, como lhe chama, é uma enorme galeria de arte no meio da Natureza a que continuamente são acrescentadas novas obras. Parece paradoxal que a arte, que como criação humana se deveria distinguir da Natureza, se encontre aqui numa perfeita fusão com o ambiente natural.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

coração de limão

Se não consegues encontrar a tua metade da laranja não desanimes! Procura a metade do limão, põe-lhe açúcar, água ardente e gelo e sê feliz!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

meditar é amar o mundo

Estamos a viver uma crise muito profunda do amor, tanto no contexto social como no plano individual. Falta respeito e consideração quando tratamos as outras pessoas. Será que a saída desse mal está nos conflitos que vemos acontecer a cada instante? Tem-se a falsa ilusão de que o problema é sempre criado pelos outros e que esses outros são sempre os responsáveis pela nossa desgraça. Mas pensando assim, vamo-nos sentir cada vez mais impotentes e aprofundar ainda mais o caos já existente. Existe uma saída individual. Para voltarmos a amar é preciso criar muita consciência de nós mesmos e esta consciência é que nos proporciona o contacto com o nosso "ser amoroso". Quanto mais procuramos o amor dentro de nós, mais caminhos se abrem para que o amor também aconteça nas nossas vidas e ao nosso redor. A vida contemporânea está a exigir demais de nós, estamos sempre entupidos de muitíssima informação que absorve o nosso espaço por completo, como se por esse caminho pudéssemos ser felizes!! Mas com tanta correria, falta-nos tempo e o tal espaço interior para poder sentir, amar. Do que adianta estar com alguém que amamos se não temos nada para lhe oferecer? O que é que podemos proporcionar a quem amamos quando nos sentimos irritados, frustrados ou mal humorados?

Se der-mos um tempo a nós mesmos para fechar os olhos e, simplesmente, sentir a respiração entrar e sair do nosso corpo, pelo menos 15 minutos por dia, isto acalmará sériamente a nossa mente. é possível criar um novo fôlego, passarmos a sentirmo-nos mais calmos e bem dispostos. Isso é meditação. É dar oportunidade para estarmos íntimos de nós próprios. Quem pratica sabe do que estou a falar. É um investimento de amor para as pessoas carentes que muitas vezes nos tornamos. É bom aprender a dar valor a nós mesmos, somos pessoas muitos fortes e lutadoras e também precisamos de uma auto-gratidão. Consequentemente, podemos oferecer aos outros, a nossa presença muito mais íntegra e sincera.

Ao meditar, as pessoas tornam-se mais sensíveis para apreciar a vida a cada dia, tudo o que se passa dentro e fora de nós. Ter consciência do significado de cada momento e tirar proveito dele. E ao amarmos os outros quando somos pessoas cheias de amor vamos ao encontro de algo muito especial: a celebração da vida.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aller art

'Não há artista nenhum que tenha simpatias éticas. Uma simpatia ética é um maneirismo estilístico absolutamente imperdoável.'

Acrílico sobre tela 120x60m

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

bird's mansion

Abençoada criatividade!!

Por um mundo melhor

«[On] my first day in office, I would give the military a new mission: ending this war.» Barack Obama

Time is now

O tempo é curto e passa sem querer mal ou bem!
Na intensa procura diária por algo que preencha
a soufrega e exigente ansiedade...
nas entrelinhas da vida os bons momentos acontecem!
Perfeito é tudo aquilo que se cria adormecido,
e se saboreia na pura inconsciência da nossa mente!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Experimente procurar fotografias de outros planetas e escolha bem! Não leve ninguem à lua! Lá aquilo é muito frio e tudo muito cinzento e solitário, mete medo. Ouvi dizer que os aneis de Saturno, vistos de Saturno, são um espectáculo muito bonito, muitas cores vivas, acho que para um jantar romantico é bonito e calmo. Já Marte é vermelho e quente demais para o meu gosto, isso depende do gosto de cada um! Mas melhor de todos é o nosso planetazinho, mesmo o nosso país! Às vezes as coisas simples como ir passear à Gulbenkian são extremamente perfeitas e únicas (aquele anfiteatro de pedra? o lago com os patinhos? magnifico!).



Às vezes perdermo-nos onde sempre estamos pode fazer-nos conhecer novos caminhos e sitios!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

*BE THE CHANGE YOU WANT TO SEE IN THE WORLD*

domingo, 7 de setembro de 2008

re-me-suscitar!!

"O conhecimento só pode fluir para mentes abertas"

Eu estou a abrir-me espitualmente para começar uma nova fase na minha vida...

Passei momentos de luta ultimamente, luta por pequenas conquistas... agora todas conseguidas! Foi um ano ganho no cumprimento de deveres pendentes!! Estou feliz, é muito boa a sensação de estarmos em paz connosco mesmos! Fechei um ciclo e como ansiosa e exigente que sou já estou a pensar mais à frente! Agora terei tempo merecido para me dedicar mais a mim e ao meu eu superior... mimar-me com luz e conhecimentos! Espero que este ano posso partilhar aqui muita sabedoria aprendida! Bom RE-começo para todos!!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ao meu amigo Lourenço, pessoa de grande Fé...
Embora não seja eu católica , revi esta pessoa de quem tanto gosto nesta oração e quis partilha-la!! São bonitas palavras para pensar e meditar sobre a nossa vida e as nossas acções! Paz para todos, beijinho ao LÔ que está em Cuamba a fazer voluntariado, força!

PEDIMOS - TE
Grande Artífice da verdade!...
aqui estamos nesta casa do teu coração, como sermos penitentes em busca da perfeição, e queremos encontrar os meios, que nos fogem da razão.
Pedimos - te a paz, Senhor, mas que ela não nos venha com a feição da preguiça.
Pedimos - Te a luz, mas não permitas, Senhor, que ela nos leve a cruzar os braços nos confortos das claridades.
Pedimos - te, Senhor, a que nos ajude a perdoar, sem nos afastar daqueles que, pôr vezes, nos ofenderam.
Pedimos - Te, Grande Força do Universo, Amor, mas muito amor, sem que ele exija algo de alguém.
Pedimos - Te, Senhor, que nos dê o pão de cada dia, sem que este pão nos leve ao egoísmo, e que possamos reparti-lo com os que tem fome.
Pedimos - te, Senhor, consolação, porém, que nos ajudes também a consolar os tristes e os desesperados, todos os dias.
Pedimos - Te, meu Deus, Deus nosso, que a saúde se instale em nós, mas que não nos esqueçamos de ajudar os enfermos.
Pedimos - Te, Senhor, o teto, mas, ajuda nos a abrir as nossas portas aos desabrigados.
Pedimos - Te a Tua companhia permanente, todavia, ajuda-nos a acompanhar os deserdados, os órfãos, os atormentados, os viciados, os criminosos, os famintos da Tua Luz, porque sabemos que, sem este convívio, de nada nos valer pedir - te o que almejamos.
Jesus, abençoa a nossa razão e clareia o nossos sentimentos, no afã de sentirmos a luz da Verdade e multiplicá-la pela presença dos nossos exemplos.
Maria Santíssima, seja a nossa luz para que o Amor brilhe dentro de nós como o Sol da vida.
Abençoa nós todos, os nossos familiares, a humanidade inteira, os pássaros, os peixes, os animais e a Terra em que vivemos.

(Francisco de Assis)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

A vida é louca... tão louca e inteligente como um ocupante de um quarto de um hospício!!
Eu sou uma louca desta vida louca...
Sou um ser que quer viver no pleno, na lei da natureza... não reflicto a sociedade em que vivo e o meu maior pavor é algum dia vir a reflectir!
Os loucos dos hospícios são os sábios desta vida... aqueles que não mentem para conseguir viver aceites nalguma sociedade hipócrita.
Nunca me sinto tão bem do que quando vivo aquilo que é realmente essência de mim, aquilo que é julgável aos olhos dos outros..
Odeio de raiva aqueles que me condicionam, aqueles que bloqueiam o fluir da minha arte!! No dia de hoje sou um ser de raiva! Um ser de raiva porque conheço o segredo da minha felicidade e há quem constantemente lute para impedir esse sucesso! Não vendo a minha alma... nem que tenha de ir para o céu!

sábado, 7 de junho de 2008

my EYES WIDE SHUT



No mundo dos cegos, encontram-se maravilhas jamais vistas por aqueles que possuem os olhos bem abertos para o mundo.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

l'amour existe encore

"Bodas de Ouro", pour moi!
Tinta da china e guache sobre papel 70x50

sábado, 31 de maio de 2008

UR 2 GR8


Nasa, Átila, Jimmy Hendrix and Hommer Simpson 4you, by me!
Acrílico sobre tela 122x150

sábado, 10 de maio de 2008

4rte

Esperam de mim que lhes diga: o que é a arte? Se o soubesse não o diria a ninguém .
Acrílico sobre papel de cenário 250x100

terça-feira, 6 de maio de 2008

O Homem Vitrúviano


  • Os 4 dedos fazem uma palma e 4 palmas fazem 1 pé;

  • 6 palmas fazem um cúbito;

  • 4 cúbitos fazem a altura de um homem;

  • 4 cúbitos fazem um passo e 24 palmas fazem um homem;

  • O espaço entre as pernas abertas será um triângulo equilátero;

  • O comprimento dos braços abertos de um homem é igual à sua altura;

  • Desde as raízes dos cabelos até ao fundo do queixo é um décimo da altura do homem;

  • Desde o topo do peito até ao topo da cabeça é um sexto da altura do homem;
  • A maior largura dos ombros contém em si própria a quarta parte do homem;
  • A mão inteira será um décimo da altura do homem;

  • O início dos órgãos genitais marca o centro do homem;

  • O pé é um sétimo do homem;
  • Desde debaixo do joelho até o início dos órgãos genitais é um quarto do homem;
  • A distância entre o fundo do queixo e o nariz e entre as raízes dos cabelos e as sobrancelhas é a mesma e é, como a orelha, um terço da cara" .

sábado, 3 de maio de 2008

Não ir à escola/ Não poder ir à escola

Milhões de alunos em todo o mundo não vão à escola, porque não lhes apetece. No mesmo planeta, em 2003, mais de 121 milhões de crianças não foram à escola porque não puderam. As razões porque não vão à escola são muitas: trabalham, não existem escolas onde residem, foram discriminadas no acesso ao ensino, etc.
As raparigas continuam a ser as mais descriminadas: 65 milhões em todo o mundo. Na mártir região da África subsariana eram 20 milhões em 1990, mas em 2002 ultrapassavam os 24 milhões. A esta negra lista é encabeçada pelo sul e o leste da Ásia e Pacífico. Quatro em cada cinco meninas não escolarizadas vivem nestas regiões do planeta. Dados: Unicef, 2003

Pensem nisto!! É bom que certas estatísticas sobre o 'verdadeiro mundo' em que vivemos nos choquem e nos façam repensar o nosso dia-a-dia! Pode ajudar-nos a dar mais valor ao que temos e depositar mais amor e energia em tudo o que fazemos.

Quem queira partir para a práctica pode, com uma pequena quantia, ajudar muitas pessoas a alimentarem-se, a irem à escola, a conseguirem um trabalho, entre muitas outras coisas boas.

Podem informar-se em sites como: http://www.acnur.org/donations/ (alto comissariado das nações unidas para os refugiados).

Ditaduras do MUNDO

Uma grande parte da população mundial vive sob regimes ditatoriais ou onde a liberdade de expressão está condicionada. A maioria destes regimes são produto de golpes militares, os quais tem procurado "legitimar-se" através de pseudo-eleições democráticas.
O panorama político e religioso é muito variado. Temos ditaduras que se intitulam de repúblicas ou monarquias, laicas ou religiosas. Temos tiranias onde a maioria da população é cristã, muçulmana, budista, animista ou mesmo sem qualquer credo.
A África e a Ásia são os continentes onde se situam a maioria das ditaduras ou regimes onde a liberdade está totalmente condicionada.
Nestes regimes os direitos humanos são sistematicamente violados. Os massacres de populações, torturas, censura da imprensa, controlo do poder pelos militares são uma prática habitual. A sua banalização é tal que estes actos deixaram de ser noticia na comunicação social internacional.
Apesar disto, a tendência, segundo a organização americana Freedom House (2003) é para a diminuição das ditaduras no mundo. Os regimes democráticos são hoje em maior número do que há 30 anos.


Principais Ditaduras no Mundo

América:

Colômbia - Censura e controle pelos militares. Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião Cristã.
Cuba - Tirania. Regime comunista.


Ásia:

Afeganistão - Religião Muçulmana. Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Arábia Saudita - Tirania. Monarquia. Religião Muçulmana. Tchétchénia - Tirania Russa. Religião Muçulmana.
China - Tirania. Regime comunista.
Coreia do Norte - Tirania. Regime comunista. Religião xamanista e budista. Iraque - Tirania.Religião Muçulmana.
Irão - Tirania.República islâmica.Religião Muçulmana. Tibete - Tirania chinesa. Religião budista. Vietname - Violação sistemática dos Direitos Humanos. Religião budista.

África :

Angola - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Costa do Marfim - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião animista e muçulmana.
Chade - Tirania.Religião muçulmana e animista.
Egipto - Violação sistemática dos Direitos Humanos. Religião Muçulmana
Etiópia - Tirania.Religião Muçulmana
Guiné-Bissau - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião muçulmana, cristã e animista.
Madagáscar - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Malawi - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião animista, cristã e muçulmana.
Marrocos - Violação sistemática dos Direitos Humanos. Monarquia. Religião muçulmana
Quénia - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião cristã (Igreja Anglicana) e animista.
Ruanda - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião cristã e animista.
Serra Leoa - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Religião animista, muçulmana e cristã.
Somália - Tirania. Religião muçulmana
Sudão - Tirania. Religião muçulmana
Tunisia - Violação sistemática dos Direitos Humanos. Religião muçulmana
Zimbabué - Violação sistemática dos Direitos Humanos. País membro da Commonwealth.Religião cristã (Igreja Anglicana) e animista.

Europa :

Arménia - Violação sistemática dos Direitos Humanos.Antiga República da Ex-URSS.
Bielorrússia - Tirania.Antiga República da Ex-URSS
Bosnia - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Georgia - Violação sistemática dos Direitos Humanos.Antiga República da Ex-URSS.
Kosovo - Violação sistemática dos Direitos Humanos.
Moldávia - Violação sistemática dos Direitos HumanosAntiga República da Ex-URSS.
Ucrania - Violação sistemática dos Direitos Humanos.Antiga República da Ex-URSS.


terça-feira, 29 de abril de 2008

Vodka=Whisky


SABIAM QUE?:
O vodka é um destilado obtido a partir da cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos e batatas, fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, o vodca tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60%. A União Europeia, por exemplo, impõe um teor alcoólico mínimo de 37.5%, enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico, pois o processo de destilação é diferente do europeu.
O processo de fabricação da vodka é o mesmo que o do
uísque, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais.

de pequenino se torce o pepino

Encontrei esta imagem cá por casa numa gaveta e acho que como o diatado diz, "...vale mais que mil palavras". Há coisas que já nascem connosco... Pessoas que aos 3anos já são provocadoras e mestres na sedução não acham? E que (isto é que é interessante), cresceu-lhes um lápis na mão e desde essa data não pararam de riscar e rabiscar tudo até lhes darem atenção e dizerem que gostam delas e do que fazem!

Parabéns a mim que fiz 21 anos no sábado que passou!!

p.s. Se gostam do meu trabalho não me digam, senão fico convencida e não faço mais nada de jeito!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

feliz angústia

Há uns bons dias que não escrevo! Não escrevo nem pinto, não crio nem penso! É um vazio que cá habita, um burburinho no estomâgo, o medo do amanha, a inutilidade do agora...
Já conheço este lado do meu EU, este polo nocturno que a mim possui de forma profunda frequentemente! Provavelmente o amanha, como já varias vezes o amanha surpreendeu, será um dia cheio de côr e teor... Mas esta luxuria e exigencia da minha alma fez-me ferver e tremer de insegurança... Tanta abundância e tanta essência apenas revelam a simplicidade do 'ser artista'!

sábado, 5 de abril de 2008

Love me 2 times


Love me 2 times
Jimmy by me
Acrílico sobre tela 70x90

domingo, 23 de março de 2008

love your life!




para sempre

פַּרָה סֶמְפְּרֶה קוֹנְטִיגוֹ אַבוֹ

Vou tatuar esta frase em hebraico em homenagem ao meu avô, pelo amor e ensinamentos que me deu em vida e por todos os bons valores que me transmitiu e que fazem de mim a pessoa que sou hoje!

Faz 5 anos que morreu e não há um dia que passe que não me lembre dele!
Acredito e espero que esteja num lugar lindo, cheio de luz e amor, a ter a paz que tanto merece!
Tenho muitas saudades suas, vai estar sempre no meu coração!

p.s. Hebraico é considerada a "língua sagrada" por ter sido escolhida para escrever a mensagem de Deus (na Bíblia) e eu vou usá-la, não por ser católica e seguir os princípios da religião mas, por ser a escrita que a meu ver se aproxima mais da pureza e da espiritualidade, ensinamentos de vida e mensagens de amor... tudo aquilo que pretendo gravar em mim!

ter amigas é

Aturar, fofocar, partilhar, ouvir, pedir, deixar, ajudar, discutir, rir...
Mandar mensagens e ligar em cada pausa para respirar
Ir sem destino porque nos apetece...
Gomas, chocolates, pipocas, comédia romântica, baba e ranho...
Apanhar um pifo e acordar em casa quentinha na cama, amnésica...
Saír à noite num dia de chuva, ir jantar fora sem €, etc...



Love you all my girlfriends;)

segunda-feira, 10 de março de 2008

being truthly

(...) o sexo não pode ser praticado a qualquer hora. Há um relógio escondido em cada um, e para fazer amor os ponteiros das duas pessoas têm de marcar a mesma hora ao mesmo tempo. Isso não acontece todos os dias. Quem ama não depende do acto sexual para se sentir bem. Duas pessoas que estão juntas, e que se querem bem, precisam de acertar os seus ponteiros, com paciência e perseverança, com jogos e representações "teatrais", até entenderem que fazer amor é mais do que um encontro; é um "abraço" das partes genitais.Tudo tem importância. Uma pessoa que vive intensamente a sua vida tem prazer e não sente falta de sexo. Quando faz sexo, é por abundância, porque o copo de vinho está tão cheio que transborda naturalmente, porque é absolutamente inevitável, porque ela aceita o apelo da vida, porque ela nesse momento, apenas nesse momento, ela consegue perder o controlo.

sábado, 8 de março de 2008

triart

"A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade."

domingo, 2 de março de 2008

Headed in the right direction
I can see the light of day
I've got love as my protection
There's no need for me to be afraid

I spend so much time with my head in the clouds
Now that I've got my feet on the ground
I found that I am

Headed in the right direction
I can see the light of day
I've got faith and intuition
telling me that I will be okay

Down the path that I walked there was eyes
Somebody told me that I look like I'm glowing
They just dried all the tears from my eyes
now I can see that

Headed in the right direction
I can see the light of day
Now I've found my pearl of wisdom
There's no need for me to be afraid

Headed in the right direction
There's an angel showing me the way
I have found my inspiration
Headed in the right direction

sábado, 1 de março de 2008

desejo

Quero beijar a tua boca,
morder teus lábios e brincar a tua língua na minha.
Quero-te beijar a nuca e arrepiar-te por inteiro,
encostar o meu peito ao teu até os corações compassarem,
as mãos entrelaçadas suarem.
Quero um abraço eterno,
de guardar o teu cheiro na minha pele.
Quero queimar-me no teu fogo e
guardar para sempre a cicatriz ardente,
desse nosso encontro.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

um final feliz

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela acaba!!
Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás para a frente. Deveríamos morrer primeiro, livravamo-nos logo disso! Depois íriamos para um asilo, até sermos expulsos de lá por estarmos novos de mais! Ganharíamos um relógio de ouro e iriamos trabalhar. Então trabalhavamos 40anos até ficarmos novos o suficiente para poder aproveitar a reforma. Aí era altura de curtir tudo, beber muito álcool, fazer altas festas e prepararmo-nos para a faculdade. Depois iríamos para o colégio, tinhamos várias namoradas, viravamos crianças, não teríamos mais nenhuma responsabilidade, depois viravamos bebés de colo, voltavamos para o útero das nossas mães e passavamos os últimos nove meses de vida a flutuar. E acabava tudo com alto orgasmo! Não seria perfeito?

percursos...

Estava louca por encontrar alguém para mim por aí perdido neste mundo...
Sozinha e cheia de sonhos, andava eu à deriva forçando momentos que criassem laços e relações, sempre à procura de um verdadeiro sentimento que me fizesse viver um grande amor!
Sempre iludida (ainda hoje sou), acabo sempre por me surpreender!
Soube de ti e quis-te conhecer! Conheci-te e quis-te dominar como fazia com todas as outras pessoas! Era uma estratégia minha, tentava fazer com que se apaixonassem por mim para depois poder assumir o controlo! Fazia isto na tentativa de viver um sonho de vida criado pela minha cabeça... um sonho platónico, queria vivenciar experiências mágicas que só existem nos filmes! Queria alguém que satisfizesse todos os meus caprichos e que estivesse sempre lá, pronto para as minhas ordens!
Comecei por gostar de ti... Queria muito amar-te porque eras exactamente o tipo de pessoa que eu queria ao meu lado! Tentei racionalizar e dominar os meus sentimentos forçando-me ao amor! Claro que, por mais que a cabeça controle quase tudo em nós, aprendi que jamais controla o nosso coração!

Passaram os primeiros tempos de algum bom romance do principio e depois disso percebi que não fazia sentido querer manipular as pessoas, não estava a sentir o prazer que pensei sentir com isso!
Triste e em vias de desistir de ti para perceber o que se passava comigo, percebi que não poderia mais querer dominar nem controlar o mundo! Estava a sentir-me infeliz e percebi que continuando a querer planear a vida e querer tudo dela e de todos iria sair-me tudo furado!
Quando já nenhumas expectativas tinha, fui-me deixando levar..... foi então que comecei a sentir! Ao deixar de racionalizar tudo, automaticamente os sentimentos tomaram os comandos! Comecei a olhar para ti não como um meio para atingir um fim mas como uma pessoa que estava ali mesmo à minha frente e nunca tinha reparado bem nela!

És um ser fantástico! Eu sempre pensava que as pessoas inteligentes e boas eram aquelas que sobressaíam no meio dos outros! Aquelas que sabiam captar a nossa atenção no meio de uma multidão e, nunca tinha pensado que todas as pessoas podem sobressair à sua maneira!
Tu não sobressaíste no meio de uma multidão!! Tu sabes, talvez seja inconscientemente, que és mais importante que isso! Sabes que é mais importante viver a vida num outro ponto de vista que não a imagem e o chamar a atenção, que não o oferecermo-nos aos outros a troco de pouco!! Tu das valor ao que tu és e só te das a quem realmente te cativa e quem te merece! Tens uma natureza interior muito sábia! Tu sobressaíste para mim quando me fizeste perceber que andava a fazer tudo ao contrario (e muitas vezes ainda faço, ainda tento ir por caminhos errados e seguir impulsos de sonhadora irrealista e ambiciosa)

Foi então que a minha vida começou a ter um novo sabor, não mudei de 8 para 80 mas, tenho noção que redefini os meus valores pessoais e que aprendi a ter mais respeito por mim!
Foi então que senti que o amor não tem definição... não surge de um modo planeado! Surge se tiver de surgir, quando e como tiver de surgir!

Eu não te amo à muito tempo! Eu neste momento tenho plena sensação de amor dentro de mim! O meu amor aumentou e hoje consigo amar com mais equilíbrio o que realmente merece o meu amor... eu, tu, a minha família e amigos!
Tu foste uma grande revelação para mim...
És pacato mas tens sempre o teu tom natural de fazer a vida correr com o maior sentido!!

Da tua namorada, que te admira e que te agradece muito tudo o q fazes diariamente por mim!

P.S. Quero também, contribuir para a tua aprendizagem nesta escola tão boa que é a vida!

AMO-TE

domingo, 10 de fevereiro de 2008

a ditadura da beleza

A beleza está directamente ligada à cultura de um povo e varia segundo suas caracteristicas sociais e económicas. O homem sempre esteve à margem dos valores da beleza fisica, justamente por possuir poder, pois quem possui poder atrai sem ser belo.
A mulher foi e continua a ser a grande vítima da beleza. Como ela não possui poder político, económico e militar, necessita se afirmar e se fazer notar e usa para isso o proprio corpo!


Por um longo período da nossa história, mulheres gordas eram consideradas atraentes. Ser gorda ou robusta era sinónimo de boa alimentação e consequentemente de riqueza. Nos anos 60, com a popularidade do cinema, televisão e o aparecimento da revista Playboy, o valor da beleza sofreu uma revolução: o corpo da mulher que até então esteve coberto por longos vestidos, foi mostrado pela primeira vez, completamente nu. Com a nudez feminina, surgiu também a mulher objecto.
Com o advento da pílula anticoncepcional, o rock’n roll e os hippies, o valor da beleza alterou-se mais uma vez: como o corpo humano estava à mostra e a liberdade sexual era uma realidade, ser magro passou a ser sinónimo de beleza.


Nos ultimos vinte anos, lentamente a beleza tem-se associado a juventude. Hoje não basta ser magro e belo, tem que se ser jovem. Anteriormente a beleza era associada à mulher adulta e ao seu status social; consequentemente ao poder económico. Uma adolescente depende economicamente da família e poderia possuir a beleza fisica, mas não possuía o mais importante: a magia do poder económico.

Com o planeta uniformizando tendências e globalizando a cultura e a economia dos povos, o padrão de beleza também se globaliza. Nas passerelles de moda da Europa, os maiores exportadores de vestuário do planeta, a magreza e a beleza adolescentes são sinónimos do modelo de beleza a ser seguido. É incoerente associar a adolescente magra a um padrão de beleza mundial. A jovem adolescente não é produtiva e nem autónoma pois ainda frequenta a escola e depende economicamente da família. Sendo assim, não possui autonomia para comprar os vestidos, sapatos, bijouterias e óculos , etc. Mas o mercado insiste em mostrar as publicidades de vestuário e produtos femininos só com adolescentes como protagonistas, quando quem compra é a mulher que trabalha, que tem autonomia económica e já não é adolescente. Esta incoerência absurda do modelo actual da beleza feminina foi criada e alimentada pelo mercado mundial da moda. Hoje são os mercados a ditar o padrão de beleza a ser seguido gerando frustrações e gastos sem fim, pois para ser bela a mulher deve permanecer jovem.

Como as mulheres normalmente estão fora do padrão anoréxico das passarelas, elas precisam de estar sempre em dieta e com isso compram emagrecedores, produtos que acabem com a celulite, compram ténis, roupa desportiva e estão sempre à espera de um milagre que as faça perder alguns quilos.
Para demonstrar a beleza da juventude, as mulheres gastam milhões de dólares por ano em todo o planeta. São milhões em perfumes, cremes rejuvenecedores, cremes anti-rugas, hidratantes que prometem milagres, bálsamos e tintas que prometem cabelos brilhantes em minutos. A maquilhagem que muda a cada estação e com a mudança as mulheres precisam de comprar as cores ditadas para aquela estação. Pôr no fundo da gaveta os batons encarnados porque agora a moda é usar o baton cor de rosa. Esquecer as sombras azuis porque a moda exige outros tons.
Para seguir as tendências ditada pelos fabricantes de vestuário europeus, a cada estação as mulheres precisam de comprar novos vestidos, novos sapatos e novas bijouterias. Comprar e comprar sem parar.

Todas essas “necessidades” femininas criadas artificialmente pelo mercado europeu geram milhões de empregos em todo o planeta e o mercado não pode parar. Criando em continuação necessidades novas a ser consumidas a cada estação pelas desesperadas mulheres ansiosas de demonstrar juventude eterna e magresa absoluta.
Enquanto as mulheres estão preocupadas em parecer eternamente jovens, belas e magras, os homens estão preocupados em incentivar e manter o modelo de mercado económico que criaram. Esse círculo sem fim voltado à banalidade feminina nao atinge os homens, que preferem a fogueira das vaidades do poder.

Com a magia do poder absoluto, eles podem se dar ao luxo de envelhecer, estar sempre acima do peso ideal e nem se preocupam quando os cabelos brancos aparecem com as primeiras rugas. Afinal, quem tem poder precisa ser belo?

porque temos de vivenciar a dor?

Porque cada dor que não compreendemos é uma memória kármica inconsciente. É uma memória de factos que aconteceram noutras vidas que fazem com que a dor esteja presente. A dor é uma memória. Da mesma forma que em outra vida não aceitei a dor, da mesma forma ela volta para que a aceite nesta vida, para que a entenda sob o ponto de vista kármico e cósmico, para que a processe e que a limpe.

Se eu vivenciar esta dor hoje, limpo o karma que essa dor provoca. Cada dor é um karma, cada memória inconsciente de uma dor que não se compreendeu no passado é um karma. Não fujas do que te vem naturalmente. Se a dor vem, vive-a. Se a alegria vem, desfruta-a.
Tu és a única pessoa na terra que pode saber de ti.

Se viveres o que vem, se aceitares o que vem, não é necessário vir mais nada. Se o que vem é uma dor, e tu vive-la, já não é preciso vir a perda física. Se desactivares o julgamento, deixas de ter que espalhar o que “queres” para ti. Sem julgamento, aceitas o que vem. Assim, em vez de olhares a dor como uma “coisa má”, olhas apenas como uma coisa que “vem”. Vive-a …. e pronto. Quando acabares de processar a dor estarás pronta para receberes as maiores alegrias.

Se tapas a dor e a julgas como uma coisa má, recusas-te a vivê-la, vais encapotar-te de defesas, deixas de permitir que a tua energia flua, começas a atrair o sofrimento. Só que esse não acaba nunca. Uma dor natural acaba ao fim de algum tempo. A dor provocada pelo bloqueio do processo afectivo, não acaba nunca. Qual é que escolhes?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

giving thanks and gratitude


O'Great Spirit,
Divine essence everywhere,
With gratitude I pray to you,
Thankful for your blessings.


O'Great Spirit,
You fill the world with beauty,
You bless me with Mother Earth,
And her life-giving atmosphere.


O'Great Spirit,
Give me vision,
Give me wisdom and insight,
To do good with my life.


So May it Be

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Um dia cinzento

darkness was upon the face of the earth

Velhinhos


Hoje quero falar sobre envelhecer! Tentei pesquisar na net sobre o envelhecimento mas apenas me apareceram problemáticas superfulas. Li sobre como superar a decadência fisica (os cabelos brancos, as rugas, o aumento do peso, as maminhas descaídas, etc..) e também sobre problemas burocraticos (como viver com a reforma, como escrever testamentos, a quem deixar as heranças, etc, etc..), mas não li nada sobre como "saber envelhecer" ou "ajuda psicologica à 3º idade"... nao se fala sobre emoção, nem sentimentos, nem medos dos idodos, não será isto injustiça ou egoísmo?? Estou preocupada!!

Ontem jantei com as minhas avós, duas pessoas que eu amo e admiro profundamente! Vejo como são fortes e enfrentam qualquer problema que apareça com a cabeça erguida e com um sorriso se for preciso!! As gerações anteriores criavam pessoas mais fortes e mais humanas, o que já não acontece hoje! Hoje em dia raras são as pessoas que nao correm aos psicologos com um simples problema conjugal, que vão para os hospitais com um ataque de ansiedade provocado pelo stress do trabalho; as mulheres que têm todos os métodos contraceptivos e mesmo assim têm filhos que vêm muitas vezes ao mundo condenados a uma vida de dificuldades, etc...!

Hoje em dia só se fala nos problemas psicológicos, sociais e escolares dos jovens e adolescentes; na psicologia infantil; nas terapias de casais ou familiares; todos nós estamos prevenidos para qualquer minimo problema que tenhamos porque logo será amparado e resolvido!! Todos estudam os nossos medos, anseios, planeiam o nosso futuro e todos nos querem ajudar e viver a nossa vida!! Eu aceito que nos queiram educar para a vida e que nos queiram muito bem, mas não será que andam todos demasiado obcecados com os jovens que se esquecem que ha faixas etárias que precisam de muito mais apoio, atenção e ajuda?!

Eu sei que aprendo com os meus erros e que se errar tenho a vida toda pela frente...
Mas sei que as minhas avós e muitos idosos deste mundo já não têm assim tanto tempo como eu tenho e, talvez mais do que eu, precisam e merecem carinho, compreensão, ajuda, atenção... Eles não tiveram a ajuda e muitas facilidades na vida que nós sempre tivemos (não havia psicologos para os ouvir, não havia meios de curar as doenças como hoje, não havia métodos contraceptivos, não havia anestesias epidorais, nem bimbis, nem voos low cost, nem telemóveis, etc etc..)
É meu prazer e dever reconhecer que não foi por isso que deixaram de lutar pela vida e pela felicidade! Nunca falharam como mães ou avós, sempre resolveram sozinhas os seus problemas interiores e angustias, tiveram filhos a sangue frio, foram boas mulheres, cozinheiras, donas de casa, trabalhadoras.... Não tinham o que nós temos hoje e eram muito melhores, produziam mais e eram mais felizes!! Parabens a todas as avós!

Não fugindo ao relevante, o que eu queria era chamar à atenção para estas pessoas a quem "nós" chamamos velhos... Foram pessoas muito mais duras e valentes e já viveram 3vezes mais do que nós (imaginem a sabedoria que não têm!!) Vamos apelar para que se dê mais apoio a eles (aos que nos educaram e os que educaram os nossos pais!!) Vamos apelar para que se pense na psicologia da 3ª idade, que os prepare para o curto futuro que têm de maneira a aproveitarem da melhor maneira e enfrentarem e aceitarem o fim o melhor possivel!!! Um dia eles, seremos nós!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

terapia das cores

Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.
A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais subtis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprimir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.
A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.

A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas , tais como, pressão alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaléia,bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo. Com o aparelho de Cromoterapia, podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.

rosa - ativa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue
laranja - proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas

amarelo - desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele
amarelo forte - fortifica o corpo e age em tecidos internos
verde - aumenta a capacidade física e mental
verde forte - anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
azul - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
azul forte - lubrifica as juntas e articulações
rosa forte - age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue, indigo anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas
violeta - sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações
dourado - concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.

prateado - concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.

o adiamento do estudo, arte da procrastinação

A procrastinação consiste em atrasar ou adiar sistematicamente a realização de actividades relevantes. Procrastinar implica deixar que as tarefas de baixa prioridade (menos importantes) antecipem as de alta prioridade (mais importantes). Por exemplo, socializar com os colegas quando temos um projecto para entregar na próxima semana, ver televisão ou jogar computador em vez de estudar, falar acerca de coisas superficiais com a namorada em vez de aprofundar os assuntos e preocupações relacionados com a relação, ou arrumar o quarto e organizar tudo até ao mais ínfimo pormenor, mas acabar por não estudar. Qualquer tipo de procrastinação envolve a decisão de adiar. Esta decisão pode levar a um alívio temporário imediato, mas a médio ou longo prazo pode conduzir a uma baixa sensação de auto-eficácia, sentimentos de culpa, inadequação, autodepreciação, depressão, incerteza, ansiedade, para além das consequências adversas que advêm da não realização das tarefas (oportunidades desperdiçadas, fraco desempenho, notas baixas, aumento do stress, sensação de falta de domínio ou controlo, deixar de conseguir acompanhar as cadeiras, etc.). Os resultados da procrastinação podem facilmente interferir com o sucesso académico e pessoal das pessoas em geral e dos estudantes em particular.
O facto de a procrastinação constituir ou não um problema depende da gravidade e da extensão do comportamento. Ela torna-se num problema mais sério quando afecta a auto-estima, os sentimentos de valor e de controlo pessoal e de auto-eficácia, quando a qualidade do trabalho é significativamente mais baixa do que as capacidades do indivíduo, quando os outros já não podem confiar ao indivíduo a responsabilidade de completar o seu trabalho, quando coloca obstáculos que interferem com a persecução de metas e objectivos pessoais e profissionais, quando provoca sentimentos negativos no indivíduo ou resulta em resultados inesperados e leva a problemas de saúde ou a relações conflituosas.